Páginas

Friday, December 18, 2009

Capítulo I "A Yoga da desilusão ou Arjuna Vishada" v 24 -25




Capítulo I "A Yoga da desilusão ou Arjuna Vishada" v 24 -25

sãnjaya uvãca
evam ukto hrsikeso
gudãkesena bhãrata
senayor ubayor madye
sthãpayitvã rathottamam

chimasmadronapramukhatah
sarvesãm ca mahiksitãm
uvãca pãrtha pásyan 'tãn
samavetãn kurun iti

Sanjaya said:
Oh Bharata( born in Bharata family), as requested by Gudaksha ( Arjuna), Hrishikesha ( lord Krishna)placed the beautiful decorated chariot in the midlle of the armies(01:24)
Oh Bharata (nascido na família Bharata), conforme solicitado pelo Gudaksha (Arjuna), Hrishikesha (senhor Krishna) colocou a bela carruagem decorada no meio dos exércitos (24)


In front of Bhisma, Drona,and other great kings,he said:" Here it is.Look, O Partha, the Kurus are assembled here to fight"( 25)
Na frente de Bhisma, Drona, e outros grandes reis, ele disse: "Aqui is.Look, ó Partha, a Kurus aqui reunidos para lutar" (25)

Sanjaya é o ministro Brahmin capaz de parar o Rei Dhiritarashtra que é nossa mente inquieta. O nossa mente não tem interesse nas coisas espirituais, na inteligência espiritual e interior.  Quando praticamos meditação e vivemos uma vida espiritual nossa mente se torna silenciosa, a força de ouvir e ver interiormente.

Na frente de Bhishma, Drona, e outros grandes reis ele disse: "aqui está" oh Partha, os Kurus estão reunidos aqui para lutar"

Bhishma é o comandande dos Kauravas, nossas tendências negativas. Apesar da firme determinação da mente ele tem um falso senso de prestígio e força, assim não toma as decisões corretas e faz associações igualmente errôneas entre percepções,  conceitos, pessoas e situações.


1-Percepção Tatil, Termica e Dolorosa
Sensações:
Receptores de Krause :Frio
Receptores de Ruffini:Calor
Discos de Merkel:Tato e pressão
Receptores de Vater-Pacini Pressão
Receptores de Meissner Tato
Terminações nervosas livres Principalmente dor

A percepção da dor, tambem chamada nocicepção, é essencial para a sobrevivencia humana. A dor muitas vezes é positiva, ela nos ajuda a perceber os perigos do mundo. Ela nos estimula a reagir de acordo com a situação: nos afastar de cacos de vidro, diminuir a pressão sobre um tornozelo torcido, etc.


Uma vez que toda a superfície cutânea é provida de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos, a pele também é o maior órgão sensorial que possuímos,
2-O Paladar

É uma capacidade que nos permite reconhecer os gostos de substâncias colocadas sobre a língua. Na língua, existem as papilas gustativas que reconhecem substâncias do gosto e enviam a informação ao cérebro. Mas o teto da boca (o palato) também é sensível aos gostos. Existem 5 gostos básicos: o amargo, o ácido, o salgado, o doce e o umami.


amargo (A), azedo ou ácido (B), salgado (C) e doce (D).


3-Prcepção visual
Percepção visual, no sentido da psicologia e das ciências cognitivas é uma de várias formas de percepção associadas aos sentidos. É o produto final da visão consistindo na habilidade de detectar a luz e interpretar (ver) as consequências do estímulo luminoso, do ponto de vista estético e lógico.perpção de formas;  
Na estética, entende-se por percepção visual um conhecimento teórico, descritivo, relacionado à forma e suas expressões sensoriais. Um tipo de talento, uma característica desenvolvida como uma habilidade de um escultor ou pintor que diferencia os pontos relevantes e não-relevantes de sua obra.

Percepção Visual Inconsciente  é uma forma de inferência inconsciente: visão é uma questão de derivar uma interpretação provável a partir de dados incompletos.Inferência requer assunções prévias sobre o mundo: dois fatos que sabidamente são assumidos no processamento de informações visuais é que a luz vem de cima e que objetos são vistos de cima e não de baixo. O estudo de ilusões de óptica (casos em que o processo de inferência falha) lançaram muita luz sobre que tipo de informações são presumidas pelo sistema visual.

Percepção de faces e emoções associadas.
Percepção de relações espaciais, que envolve profundidade, orientação e movimento;
Percepção de cores; (ou visão em preto e branco)
Percepção de intensidade luminosa
 
diferenças individuais, como a acuidade visual ou habilidades espaciais também podem afetar a percepção visual. Há também outros fatores que podem influenciar a interpretação das coisas vistas, como a personalidade, estilos cognitivos, sexo, ocupação, idade, valores, atitudes, motivação, crenças, etc
4-Percepção do olfato
Capacidade de captar odores com o sistema olfativo.O  órgão olfativo se forma a partir de um espessamento epidérmico situado na região etmoidiana do crânio, a neurorecepção somente será ativada após as moléculas das substâncias odoríferas serem dissolvidas no muco que recobre a membrana pituitária.


.


Como no caso das emoções básicas, a resposta imediata aos odores transmite uma mensagem simples e binária: ou se gosta ou não se gosta; fazem-nos aproximar ou evitar.As memórias que incluem lembrança de odores têm tendência para ser mais intensas e emocionalmente mais fortes.

5- Percepção auditiva A audição é a capacidade de reconhecer o som emitido pelo ambiente externo ou interno. O órgão responsável pela audição é o ouvido, capaz de captar sons até uma determinada distância.



Após atravessarem o nervo coclear, os estímulos são transmitidos, como já dito anteriormente, aos centros auditivos do tronco encefálico e córtex cerebral, onde são processados

Resumindo: na orelha interna, as vibrações mecânicas se transformam em ondas de pressão hidráulica que se propagam pela endolinfa. A vibração da janela oval, provocada pela movimentação da cadeia ossicular, move a endolinfa e as células ciliares do órgão de Corti, gerando um potencial de ação que é transmitido aos centros auditivos do tronco encefálico e do córtex cerebral

Os centros auditivos do tronco encefálico relacionam-se com a localização da direção da qual o som emana e com a produção reflexa de movimentos rápidos da cabeça, dos olhos ou mesmo de todo o corpo, em resposta a estímulos auditivos.

O córtex auditivo, localizado na porção média do giro superior do lobo temporal, recebe os estímulos auditivos e interpreta-os como sons diferentes.
PERCEPÇÃO DA FORÇA GRAVITACIONAL E DO MOVIMENTO

O aparelho vestibular detecta a posição da cabeça no espaço; isto é, determina se ela está ereta com relação à força gravitacional da Terra, se está jogada para trás, se está voltada para baixo, ou em outra posição. Detecta também as mudanças bruscas de movimento. Para a execução dessas funções, o aparelho vestibular divide-se em duas secções fisiologicamente distintas: a mácula do utrículo e do sáculo e os canais semicirculares.



Seu cérebro é o órgão mais importante de seu corpo físico. Ele controla tudo o que você faz, seus movimentos, seus pensamentos e sua memória. Muitas vezes ele não age diretamente, mas pode controlar pequenas quantidades de substâncias químicas do sangue, que, por sua vez, têm um forte efeito sobre outra parte do corpo.


Embora pareça muito simples, o cérebro é imensamente complicado. E uma massa de tecido esbranquiçado, bastante mole ao tato, que ocupa cerca de metade do volume da cabeça. Fica posicionado no alto da cabeça, acima dos olhos e dos ouvidos, estendendo para trás e para a parte inferior da cabeça.

Quase tão importante quanto o cérebro é o restante do sistema nervoso. A medula espinhal estende-se do cérebro para baixo, ao longo da coluna, O cérebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central. Ao longo do comprimento da medula espinhal saem nervos semelhantes a fios que se dividem e se ligam com quase todas as partes do corpo. Os nervos transportam mensagens dos órgãos dos sentidos para o cérebro, e também instruções do cérebro para outras partes do corpo.
O cérebro funciona como uma rede telefônica complicada mas muito compacta, com um complexo fluxo de mensagens que chegam, são selecionadas e depois dirigidas a seu destino apropriado.

A medula espinhal é uma extensão do cérebro, estendendo-se da base do crânio até logo abaixo das costelas.O cérebro, junto com outras partes do encéfalo, cresce do tronco cerebral, que é uma expansão no topo da medula espinhal.O tronco cerebral atua junto com a medula espinhal para controlar as funções vitais, como o batimento regular do coração, a pressão sanguínea e a respiração.A função mais importante do tronco cerebral é controlar a consciência, desligando as atividades do cérebro quando dormimos e ligando quando acordamos. Mesmo quando dormimos o tronco cerebral controla e confere nossas atividades vitais, mantendo o corpo funcionando.




O Sistema Nervoso e o sistema Hormonal( as glândulas) controlam o funcionamento do corpo físico frente ao ambiente natural e sócio-cultural.






RAIZ OU MULADHAR::  SUPRA-RENAIS  SISTEMA GENITURINÁRIO     TERRA

SVADHISTHANA OU SACRO : GÔNADAS  SISTEMA REPRODUTIVO       AGUA

PLEXO SOLAR OU MANIPURA : PÂNCREAS  SISTEMA DIGESTIVO         FOGO

 ANAHATA  OU CARDÍACO : TIMO SISTEMAS CIRCULATÓRIO E IMUNOLÓGICO AR

VISHUDDDA OU AKASHA: GÂNGLIOS CERVICAIS/MEDULA TEREÓIDE VÁCUO OU ÉTER ; SISTEMA RESPIRATÓRIO
 HIPOTÁLAMO, HIPÓFISE SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO,  CÓRTEX CEREBRAL GLÂNDULA PINEAL SISTEMA NERVOSO CENTRAL




CHACRAS DO CORPO ASTRAL E CAUSAL:

AJNA OU CHIDDAKASHA : PITUITARIA , ENERGIA VITAL  VACUO OU ETER
PARAKASHA: FOGO INTERIOR, SEM MENTE,CORPO,EGO OU INTELECTO.VACUO OU ETER
DAHARAKASH: SUPERCONSCIÊNCIA  VACUO OU ETER
ATMAKASHA , MAHADEVA, : FONTANELA CONSCIÊNCIA CÓSMICA VACUO OU ETER

ACIMA DA CABEÇA

MAHAKASHA OU ISHAM , ESTRELA : FOGO DIVINO  VACUO OU ETER





Drona é o Guru do lado dos Pandavas e dos Kauravas, seu temperamento vacilante não permite que ele faça julgamentos adequados. Baseados nos nossos sentidos do 1º ao 5º chakras mesmo um mestre, ou orientador da vida material ou espiritual pode cometer erros de julgamentos.

A Corpo causal
U Corpo Astral
M Corpo material ( ou grosseiro)


As tres gunas devem estar em harmonia para que o ser humano possa decidir e agir além do corpo material ( ou grosseiro)e chagar do Conhecimento até o centro da Alma e da alma ( jiva) para Deus dentro de si (átman) e Paramatman  Verdade Absoluta.

Pharta é o nome de Arjuna filho de Kunti , com renome através da própria força Sanjaya diz pra ele objservar: os Kurus que estão no campo de batalha. Os Kurus ( os que fazem ), tanto os Pandavas - virtudes, quanto os Kauravas- más qualidades estão no campo da batalha , se Arjuna não observar ele pode ser levado pela precipitação.

Os 5 elementos do corpo material




As tres gunas

percepção e atividade dos sentidos depende das Três Gunas.

 Rajas - Atividade, Entusiasmo.
Sattva - Equilíbrio, harmonia.
Tamas - embotamento, Inércia

(Homem com o arco e flecha) Desejando faculdade da mente material. A flecha de cada desejo é atirada com o  arco do desejo de Manas.

As 4 funções Mentais são ligadas às funções do corpo material

Manas: A atuação integrada dos cinco sentidos na mente material
Buddi: Intelecto pode servir à boas ou malígnas intenções e atitudes e julgamentos
Ahankara ( Ego) Auto-consciência  pode levar á arrogância ou à humildade
Citta : Restrição finita , os limites da mente ( ciência, artes, dogmas,leis)   ou á vontade de evoluir espiritualmente


Estas são as qualidades do sistema humano referentes ao corpo físico( material ou grosseiro)





Om Tat Sat Om


No comments:

Post a Comment